A ameaça silenciosa: entenda a retinopatia diabética
Dra.Zaira Nicolau
17 de jul. de 2024
1 min de leitura
Atualizado: 7 de jan.
A retinopatia diabética é uma complicação ocular grave. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é uma das principais causas de cegueira em adultos em idade produtiva. Cerca de 35% dos pacientes com diabetes apresentam algum grau de retinopatia, sendo que 10% desenvolvem formas graves da doença que podem levar a cegueira.
Uma das alterações que podem acontecer é um vazamento de fluido que causa edema da retina (inchaço) e distorção da visão. Além disso, vasos sanguíneos anormais podem se formar e causar hemorragia vítrea e descolamento de retina. Tudo isso pode ser detectado no exame oftalmológico. Por isso é importante sempre fazer acompanhamento. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda que pacientes diabéticos realizem o exame de fundo de olho pelo menos uma vez por ano.
O tratamento varia conforme o estágio da doença. Ele inclui o controle dos níveis de glicose, fotocoagulação a laser, injeções intravítreas e cirurgia.
Não espere até que os sintomas se agravem. A retinopatia diabética pode progredir silenciosamente e causar danos irreversíveis à sua visão. Agende sua consulta com a Dra.Zaira Nicolau, especialista em retina, para avaliar sua visão.